sábado, 11 de agosto de 2012

Caça (avião)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Caça - é um tipo de avião militar concebido para combate aéreo (com outros aviões), em oposição ao bombardeiro, desenhado para atacar alvos terrestres através de bombas.
Os caças são relativamente pequenos, rápidos e muito ágeis, e foram equipados com sistemas de armamento e perseguição cada vez mais sofisticados para interceptar e atacar outros aviões, geralmente caças são supersónicos.
No início, ainda antes da Segunda Guerra Mundial, existiam apenas dois tipos de caças: pequenos, aviões de motor único eram utilizados como interceptadores e caças diurnos, por vezes designados de perseguidores (caçadores); e outros de motor dual, de maior dimensão, utilizados como caças pesados. Os do primeiro tipo, provaram ser pouco práticos ou talvez não tenham sido uma vertente muito explorada para que se tornassem úteis. Foram-se convertendo, assim, por uma lista crescente de papéis secundários, incluindo caças furtivos, de intervenção, bombardeiros e caças noturnos, onde os dois motores conseguiam suportar a carga necessária para a desempenho destes papéis.
Hoje em dia o caça mais moderno do mundo em relação a armamento é o F-22, modelo americano financiado pela USAF e construído e desenvolvido pelas empresas americanas Boeing e Lockheed Martin.
Desenvolvimento do caça desde a década de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário