sábado, 11 de agosto de 2012

A Avibras é uma empresa brasileira privada de engenharia, criada em 1961, e que ao longo de 45 anos, vem desenvolvendo e produzindo sistemas e materiais de alta tecnologia, atendendo às necessidades específicas de cada cliente. Pioneira no Brasil no setor aeroespacial, a Avibras alcançou significativo sucesso ao equipar as Forças Armadas Brasileiras e nações amigas com sistemas de armas . Em 1962, nasceu seu produto, direcionado à indústria aeronáutica - o Falcão - uma aeronave para básico, fabricado com materiais compostos. Mais tarde vieram os primeiros foguetes espaciais do Brasil, com tecnologia e componentes desenvolvidos totalmente pela Avibras, que contribuíram decisivamente para a implementação do Programa Espacial Brasileiro. São eles o SONDA I, SONDA II e SONDA II-C.

Ainda nos anos 60, um novo ciclo surgiu na empresa com o desenvolvimento e a fabricação de materiais de , que proporcionou o início das atividades de exportação da empresa. A partir de 1980 a Empresa passou a desenvolver e produzir sistemas de artilharia de saturação de área, com foguetes de diferentes calibres e com diversos tipos de cabeça, onde se destaca o sistema ASTROS (Artillery Saturation ROcket System) provado em combate, de grande sucesso e reconhecimento . Outro sistema de alta tecnologia foi o equipamento FILA (Fighting Intruders at Low Altitude), desenvolvido para controle e direção de tiro antiaéreo a altitude. Outro de alta tecnologia foi o desenvolvimento de antenas de 10 metros de diâmetro e equipamentos associados para comunicação via satélite, especialmente os fornecidos para o Sistema Brasileiro de Comunicações Militares via Satélite. Neste período foi iniciada a diversificação da Empresa e abertura de outras possibilidades comerciais para o mercado civil, com o desenvolvimento e fabricação de produtos das áreas química, de explosivos, de transporte, de eletrônica, de pintura eletroforética e de garantia da qualidade. A filosofia da Empresa foi fundamentada no desenvolvimento de novas tecnologias que hoje constituem o seu mais importante patrimônio, um acervo tecnológico de valor inestimável

http://www.avibras.com/P/sys/historia/historia.asp

Apesar de tudo essa empresa a atravessado serios problemas financeiros, nas ultimas duas decadas já que governos anteriores haviam deixado no esquecimento, apesar disso graças ao
novo Plano de Defesa Nacional que Brasil a começado a colocar em marcha, plano esse que prioriza as ajudas das companhias que desenvolvem tecnologia na área de defesa, o atual governo a tomado cartas no tema,
O futuro parece prometedor para a empresa, graças a um contrato assinado entre ela e o governo da Malasia para uma compra avaliada al redor de 300 milhões de dolares (pela compra de um regimento completo de Sistemas Astros II + Misiles + Cohetes Skyfire).
Porém como essa empresa vinha arrastando um passivo com o estado, o governo Brasileiro le perdoará a divida em troco do controle de ações de al redor de um 25% da empresa e um golden share (poder de veto sobre todas suas desições) ainda que todavia sequirá sendo privada com forte ingerencia do estado.


PRINCIPAIS PRODUTOS EM PRODUÇÃO.


ASTROS II
Artillery SaturaTion ROcket System

Sistema de foguetes terra-terra mais flexível, disponível no mercado mundial.
O ASTROS II lança foguetes balísticos a distâncias que variam de 9km a 90km, e possui uma nova família de mísseis, incluindo o FOG-MPM e o ASTROS TM.






O sistema ASTROS II foi provado em combate em duas grandes guerras no Golfo Pérsico, nas décadas de 80 e 90, e pode ser empregado tanto em Artilharia de Campanha quanto em Defesa de Costa. Um bom exemplo desta última aplicação do sistema foi o emprego pelas Forças Armadas brasileiras para defesa do litoral do país.
Durante a primeira guerra do golfo segundo foi divulgado posteriormente as ordens eram para que uma das primeiras defesas que deveriam de ser eliminadas pelos EUA eram os sistemas ASTROS II.





HAWK O ASTROS HAWK
É um sistema de artilharia de foguetes multicalibre para apoio direto de fogo, montado em veículo 4x4, leve e de alta mobilidade.
O ASTROS HAWK foi concebido para dar suporte às forças leves através de veículos lançadores de alta mobilidade e uma grande variedade de munições com alcance de até 12 km, para emprego em infantaria e forças especiais.

As características únicas desse sistema, somado à reduzida tripulação necessária para operar e um suporte simples de logística, faz do ASTROS HAWK um multiplicador de forças quando comparado com os outros canhões 105-mm ou quaisquer outros meios de apoio direto de fogo.




AV-SS 12/36
Lançador Múltiplo AV-SS 12/36.

• Capaz de lançar cabeças de guerra de até
6,0kg a uma distância superior a 12km.
• Operação e manutenção fáceis
• Rápido para ocupar posição de tiro,
disparar e sair
• Alta mobilidade podendo ser rebocado
ou transportado por helicóptero, a lugares
de difícil acesso







SKYFIRE-70
A Avibras, através de sua longa experiência com o SBAT-70 (Sistema Brasileiro Ar-Terra 70mm), iniciou o desenvolvimento, produção e exportação do mais avançado sistema de foguetes de 70mm - o SKYFIRE-70, equipamento de alta performance, para emprego ar-terra, em qualquer tipo de aeronave ou helicóptero.

O SKYFIRE-70 apresenta características superiores ao sistema convencional de 70mm, principalmente pelo seu alcance de utilização (que permite maior grau de sobrevivência da aeronave), e melhor acuracidade. O sistema apresenta 3 opções de motor foguete para diferentes alcances, com uma grande variedade de cabeças de guerra. Os foguetes SKYFIRE-70 podem também ser utilizados como foguetes de artilharia de saturação de área, para alcances de até 12km, ou como munição subcalibre do Sistema ASTROS II para treinamento.





Lançadores ar-ar dos foguetes SKYFIRE-70. na foto menor (em destaque), o AV-LM70/19-SF para 19 foquetes. E na maior AV-LM70/7 para 7 foquetes.




EDT-FILA
FILA (Fighting Intruders at Low Altitude) Unidade de controle de fogo para defesa anti-aérea de baixa altitude. O sistema é constituído de vários radares, sensores e computadores de tiro e pode controlar diversos canhões de 35mm e/ou 40mm e mísseis terra-ar para defesa de ponto contra alvos múltiplos a baixa altitude.





BLINDADOS
AVIBRAS tambem produz alguns blindados ligeiros, um exemplo deles é o Guará.







PRODUTOS EM DESENVOLVIMENTO.

MÍSSIL TÁTICO
TM Míssil Tático, cruzeiro, solo-solo.
ou AVMT-300, tambem conhecido como MATADOR.

Lançado de plataforma ASTROS II do tipo fire-and-target, com capacidade de alcance até 300km, é um míssil subsonico.





FOG-MPM Fiber Optics Guided Multiple Purpose Missile
Família de mísseis guiados por fibra ótica para emprego anti-fortificação, anti-carro e anti-helicóptero, e com capacidade de alcance de 12km até 60 km.
O FOG-MPM pode ser lançado de veículos terrestres, navios e helicópteros, e é imune a contra-medidas eletrônicas.






SS-150
Míssil solo-solo com alcance de 150 km, seu desenvolvimento já terminou, porém ainda não esta em produção.

ASTROS III
É uma evolução do Astros do sistema de lançamento múltiplo de foguetes (MLRS) que está sendo desenvolvido por Avibras para o mercado de exportação.
Alguns informes sugerem que um cliente extrangeiro desconhecido esta financiando a totalidade do programa Astros III.

ASTROS III MLRS se despegará em uma caminhoneta 8x8 com uma carga útil más grande com a melhora da movilidade e o aumento de fuego.
O foguete SS-150 e AV-MT míssil tático balístico se estão desenvolvendo junto a os Astros III MLRS Avibras pelo compromisso de proporcionar a capacidade contra alvos situados na faixa de 150-300 km.
Tabela abaixo com a capacidade para foquetes do ASTROS II e do ASTROS III.



FOGUETES
NOMES/ CALIBRE/ ALCANCE/ ASTROS II QT/ ASTROS III QT/
SS-30/ 127 mm/ 30 km/ 32/ 84/
SS-40/ 180 mm/ 35 km/ 16/ 40/
SS-60/ 300 mm/ 60 km/ 4/ 8 - 12/
SS-80/ 300 mm/ 90 km/ 4/ 8 - 12/
SS-150*/ #/ 150km/ 2/ 4/
FOG-MPM/180 mm/ 20 km/ 16/ 40/
AV-MT/ #/ 300 km/ 2/ 4/
Ogivas: alto explosivo e fragmentação e múltiplas, incendiárias a partir dos SS-60


Kits SOAB-1
Com bombas planadoras de guiamento autônomo.



Desenvolvido em parceria com a sul-africana DENEL-KENTRON, o Sistema de Orientação ao Vôo de Bombas Orientadas Autonomamente - SOVBOA-1, consistiria em um kit de armas modular, composto por sistemas aerodinâmicos de asas capazes de aumentar o alcance das armas guiadas pelo sistema SOAB-1.


Esse sistema seria ainda composto por um grupo propulsor por motor a combustível sólido, capaz de garantir às bombas planadoras energia necessária para que efetuassem o vôo a distâncias da ordem de 120 km.


O kit teria uma espoleta composta por radar passivo, cuja função seria a de ativar a ogiva por aproximação ao alvo. Também dotaria as armas da capacidade de disparo autônomo tipo dispare e esqueça, a baixa altitude.


Os kits seriam desenvolvidos de tal forma a oferecer ao usuário uma variada gama de possibilidades de emprego, tais como: atacar bases e abrigos de aeronaves, garantir o apoio aéreo aproximado, atacar defesas aéreas e comboios de veículos, e perfurar pistas.


As estruturas aerodinâmicas dessa arma seriam desenvolvidas pela AVIBRÁS, o sistema de guiagem pela MECTRON/ATECH, e as espoletas pelas IMBEL/CBC.


As cargas de explosivos levadas por tal sistema seriam as bombas padrão B1, B2 e B3.

Kits SOVBOA-1
Associados aos sistemas SOAB-1 dotariam bombas comuns
da capacidade de guiamento autônomo a qualquer tempo e de capacidade
de planeio a longas distâncias. Seriam empregados nas bombas
B1 de 907,18 kg, B2 de 453,59 kg, B3 de 226,80 kg.




UAV ACAUÃ
Já em fase de testes, esta pensado para ser usado a media altura e uma autonomia de 15 horas.






SISTEMAS ASTROS II EXPORTADOS PARA MALASIA E ARABIA SAUDITA

MALASIA


ARABIA SAUDI



Nenhum comentário:

Postar um comentário